A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Creating default object from empty value

Filename: controllers/pages.php

Line Number: 37

Produção Vegetal
MENU

Av. Reinaldo Viana, 2.630 Caixa Postal 91
Bico da Pedra -39440-000
Janaúba - MG - Brasil

+55(38)3821-2756/1378

Estrutura Curricular


AGROECOLOGIA (CA-045, 4 créditos)

Ementa: Conhecer e compreender o modelo de produção agrícola agroecológica, como alternativa sustentável ao modelo convencional de produção, realizando planejamento e implantação de projetos agroecológicos, bem como manejá-los adequadamente; Específicos: - Reconhecer os problemas que justificaram os modelos de agricultura alternativa. - Reconhecer e aprender os conceitos e princípios da agroecologia e agricultura orgânica. - Estudar aspectos técnicos e científicos relacionados ao manejo da matéria orgânica do solo, compostagem, adubação verde e uso de biofertilizantes para a produção vegetal. - Estudar e aprender aspectos técnicos e científicos no controle de pragas e doenças com a utilização de métodos alternativos. - Reconhecer e planejar as etapas da transição agroecológica


BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR DE PLANTAS (CA-048, 4 créditos)
Ementa: Fornecer ao aluno de pós-graduação os conhecimentos teóricos fundamentais para compreender, interpretar e avaliar criticamente conhecimentos em biologia celular e molecular de plantas. SÍNTESE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- Introdução à biologia celular e molecular. 2- Célula e Organelas. Membranas e Parede Celular. 3- Estrutura e função de ácidos nucléicos. 4- Dogma Central da Biologia Molecular - Replicação de DNA, transcrição e tradução. 5- Bases genética da expressão gênica. 6- Técnicas de Biologia Molecular. 7- Genômica. 8-Transcriptômica. 9- Proteômica. 10- Metabolômica.


BIOQUÍMICA (CA-049, 4 créditos)
Ementa: Estudo da composição da matéria viva (estrutura química e propriedades físico químicas das biomoléculas). Introdução ao metabolismo celular. Glicólise. Ciclo de Krebs. Fosforilação oxidativa. Oxidação dos ácidos graxos e aminoácidos. Biossíntese de carboídratos, lipídeos e aminoácidos. Integração metabólica.

 

BIOQUÍMICA DO AMADURECIMENTO DE FRUTOS (CA-059, 4 créditos)
Ementa: Disciplina dirigida principalmente para os fenômenos biológicos que compreendem as fases finais do desenvolvimento do fruto: maturação, amadurecimento e senescência. Serão abordados padrões de atividade respiratória e metabolismo respiratório, fisiologia e bioquímica do etileno (biossíntese e regulação) e metabolismo geral dos ácidos, açúcares, vitaminas, voláteis, pigmentos e fenólicos. Aspectos da parede celular e seu metabolismo terão predominância com ênfase aos princípios e mecanismos.


CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS (CA-052, 4 créditos)
Ementa: Histórico, desenvolvimento e importância do controle biológico. Definições de Controle Biológico. Tipos de Controle Biológico. Agentes de Controle Biológico. Criações de insetos hospedeiros e pragas, dietas artificiais. Multiplicação de agentes de controle biológico. Controle de qualidade em criações de insetos. Características Biológicas dos inimigos naturais. Introdução de agentes de controle biológico. Metodologia de liberação de inimigos naturais. Técnicas de avaliação de inimigos naturais. Comercialização de inimigos naturais.


DRENAGEM AGRÍCOLA E ÁGUA SUBTERRÂNEA (CA-053, 4 créditos)
Ementa: Drenagem, movimento de água no solo, água subterrânea e contaminação de água subterrânea. OBJETIVOS: Conhecer as variáveis que regem o movimento da água, solutos e contaminantes em solo saturado e parcialmente saturado; Conhecer os parâmetros que permitem o dimensionamento de sistemas de drenos; Dimensionar sistemas de dreno; Possibilitar conhecimento básico sobre exploração e contaminação de águas subterrâneas.


ESTÁGIO EM ENSINO (CA-028, 4 créditos)
Ementa: OBJETIVOS: Aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação, desenvolvendo suas capacidades didáticas através de estágios supervisionados junto às atividades de ensino de graduação. SÍNTESE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Esta disciplina se propõe a fornecer a estudantes de pós-graduação experiência em ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas ao nível de graduação, sob a supervisão e acompanhamento do orientador e do professor responsável pela disciplina. O estágio pode incluir a condução de sessões de discussões, preparo e auxílio de aula, lecionando determinados temas em aulas teóricas e práticas, bem como atividade de tutoramento. O estudante de pós-graduação deverá descrever as atividades semanais a serem desenvolvidas com base no calendário acadêmico, na ementa e no plano da disciplina, especificando as atividades relacionadas ao planejamento da disciplina, às aulas teóricas e práticas a serem ministradas pelo discente, às demais atividades relacionadas à avaliação dos alunos da graduação e de orientação nos trabalhos teóricos e práticos.


ESTATÍSTICA APLICADA À FITOTECNIA (CA-031, 6 créditos)
Ementa: Estatística descritiva, Probabilidade e Distribuição de probabilidades; Amostragem; Distribuição de amostragem; Teoria de estimação; Teoria de Decisão; Correlação e Regressão lineares. A importância da experimentação agrícola; testes de comparações múltiplas; delineamentos inteiramente ao acaso, blocos casualizados e ensaios fatoriais; ensaios em parcelas subdivididas; experimento em faixas, látice, Regressão na análise de variância.


FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS (CA-046, 4 créditos)
OBJETIVOS: Estudar os fatores bióticos e abióticos que regem a fertilidade dos solos e as principais reações físico-químicas que afetam a disponibilidade dos nutrientes para as plantas, visando compreender como os nutrientes podem ser manejados nos diversos ambientes de produção. SÍNTESE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Atributos químicos do solo. Composição mineral e diagnose do estado nutricional das plantas. Absorção, transporte e metabolismo dos nutrientes. Acidez do solo. Correção da acidez do solo. Dinâmica da matéria orgânica do solo. Ciclo biogeoquímico do nitrogênio no sistema solo-planta-atmosfera. Fósforo no solo. Ciclo biogeoquímico do enxofre no sistema solo-planta-atmosfera. Potássio no solo. Micronutrientes no solo. Recomendação de adubação. Sistema internacional de unidades e transformações. Práticas laboratoriais.


FISIOLOGIA DA PRODUÇÃO VEGETAL (CA-030, 4 créditos)
OBJETIVOS: Neste curso, será feita uma abordagem sistêmica do processo fotossintético. Serão apresentados os mecanismos de biossíntese, utilização e alocação de compostos fotoassimilados como processos fundamentais para a produção de biomassa estudando os fatores condicionantes para a maximização da produção econômica. SÍNTESE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. O controle do Desenvolvimento Vegetal. 2. Fenologia das plantas. 3. O Processo Fotossintético. 4. Formas de vida e utilização dos fotoassimilados. 5. O balanço de Carbono (BC) nas plantas. 6. A Planta sob Estresse.


FISIOLOGIA E PATOLOGIA PÓS-COLHEITA DE FRUTOS E HORTALIÇAS (CA-041, 4 créditos)
Objetivos Gerais: Transmitir aos alunos conhecimentos de fisiologia e tecnologia de pós-colheita de frutos, hortaliças. Capacitar o acadêmico a conhecer os principais grupos de microrganismos envolvidos em doenças pós-colheita de frutos e hortaliças. Objetivos Específicos: Entender as mudanças físico-químicas que cada etapa do armazenamento promove e critérios de controle de qualidade necessários para garantir a obtenção de produtos de qualidade para o mercado. Verificar a importância do processamento pós-colheita como forma de garantir conservação da produção, continuidade de abastecimento ou extensão da disponibilidade, mesmo no período de entressafra. Compreensão de processos microbiológicos envolvidos nas doenças pós-colheita. Promover o embasamento para possibilitar o controle das doenças pós-colheita.


FRUTICULTURA I (CA-015, 4 créditos)
Ementa: Estudo num sistema integrado dos fatores que afetam a produção comercial das culturas da videira, mamão, anonáceas e citros levando em conta as particularidades de cada uma. Apresentação e discussão dos recentes resultados de pesquisa relacionados a sua adaptação ao semiárido. Discussão dos métodos de propagação mais adequados para cada cultura, ecofisiologia, resposta a adubação, uso de fitorregulares além do controle fitossanitário. Aspectos importantes relacionados a colheita, pós-colheita e armazenamento.


FRUTICULTURA II (CA-016, 4 créditos)
Ementa: Estudo num sistema integrado dos fatores que afetam a produção comercial das culturas da banana, manga, abacaxi e maracujá levando em conta as particularidades de cada uma. Apresentação e discussão dos recentes resultados de pesquisa relacionados a sua adaptação ao semiárido. Discussão dos métodos de propagação mais adequados para cada cultura, ecofisiologia, resposta a adubação, uso de fitorregulares além do controle fitossanitário. Aspectos importantes relacionados a colheita, pós-colheita e armazenamento.


GÊNESE, MORFOLOGIA, FÍSICA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO (CA-054, 4 créditos)
Ementa: Material de origem do solo. Mineralogia, geomorfologia e geologia do Brasil. Fatores e processos de formação do solo. Atributos morfológicos do solo. Mineralogia do solo. Relações solo-paisagem. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Correlação do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos com outros sistemas. Atributos físicos do solo. Estrutura do solo. Porosidade do solo. Granulometria do solo. Água do solo. Relações de massa e volume. Métodos e equipamentos utilizados em estudos de física do solo.


MANEJO DA ÁGUA NA AGRICULTURA (CA-060, 4 créditos)
Ementa: Relações Água-Solo-Planta-Atmosfera. Qualidade da água na irrigação. Avaliação de sistemas de irrigação. Técnicas de manejo racional da água em sistemas agrícolas.


MANEJO DE SOLOS TROPICAIS (CA-039, 4 créditos)
Ementa: Agricultura, sustentabilidade e meio ambiente. Solos tropicais: formação, distribuição e associações. Atributos físicos, químicos e biológicos dos solos tropicais, matéria orgânica e ciclagem de nutrientes. Aspectos do manejo de solos tropicais. Conservação do solo e da água. Planejamento conservacionista e aptidão agrícola das terras.


MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS DE PLANTAS (CA-020, 4 créditos)
Ementa: Importância das doenças de fruteiras e culturas do semi-árido. Parasitismo e desenvolvimento das doenças. Epidemiologia: Conceitos, importância e avaliação de doenças. Estratégias e táticas para manejo integrado de doenças de plantas. Estratégias de controle das principais doenças de fruteiras do semiárido.


MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS (CA-021, 4 créditos)
OBJETIVOS: Fornecer conceitos básicos em manejo integrado de pragas (MIP), inclusive da importância do monitoramento das pragas, visando proporcionar conhecimento sobre os agentes de importância fitossanitária no sistema de produção. Apresentar as táticas e métodos de controle dentro da perspectiva de integração, respeitando a filosofia do Manejo Integrado de Pragas.


MELHORAMENTO DE FRUTEIRAS (CA-056, 4 créditos)
Ementa: RE Genéticos, biologia floral, objetivos do melhoramento, herança dos caracteres, métodos de melhoramento e biotecnologia das seguintes culturas: abacaxi, anonáceas, banana, citrus, manga, mamão, maracujá.


METODOLOGIA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS (CA-029, 4 créditos)
EMENTA: Programa do curso, avaliação e programação das atividades de avaliação; Histórico da evolução da ciência, contribuições da ciência; Conceito de ciências, Investigação científica e tecnológica; Características da formação do espírito científico; Levantamento de informações científicas em sites de busca científicos oficiais - Periódicos Capes; Coleta e organização de dados; Utilização de sistema de biblioteca Mendeley; Identificação de elementos de referência e normalização de referência (NBR 6023); Formas de citações no texto (NBR 10520); Tipos e normas para escrita de resumo. Redação de resumos científicos; Identificação das normas em textos científicos; Projeto de pesquisa: definição de problemas e planejamento experimental; Análise e organização de resultados da pesquisa, técnicas de redação; Elaboração de projeto escrito; Leitura de editais de órgãos de fomento e identificação de tópicos a serem desenvolvidos na elaboração de projeto; Elaboração de artigos científicos, análise, interpretação e contextualização de dados publicados; Análise de projetos de pesquisa; Técnicas de elaboração de apresentações orais de dados científicos; Apresentação oral de pré-projeto.


MÉTODOS DE MELHORAMENTO DE PLANTAS (CA-022, 4 créditos)
Ementa: Perspectivas do melhoramento de plantas. Introdução de plantas. Modo de reprodução das plantas cultivadas em relação aos métodos de melhoramento. Variabilidade genética em plantas. Influência do ambiente no melhoramento de plantas. Métodos de melhoramento em espécies autógamas. Métodos de melhoramento em espécies alógamas. Variedades e Cultivares. Bancos de Germoplasma. Métodos de melhoramento de plantas propagadas assexuadamente. Melhoramento de plantas visando resistência às doenças. Avaliação, recomendação e lançamento de novas cultivares. Lei de proteção de Cultivares.


MICRORGANISMOS E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL (CA-051, 4 créditos)
EMENTA: Importância dos microrganismos benéficos e conceito de rizosfera; Ecologia microbiana e suas inter-relações com sistema planta; Manipulação e métodos de quantificação de microrganismos; Genética e fisiologia dos principais grupos de microrganismos benéficos utilizados no sistema agrícola ; A– Fixadores e nitrogênio, grupos, fisiologia da fixação, mecanismos de compatibilidade; B- Microrganismos indutores de crescimento, mecanismos de ação, exemplos indutores; C) Microrganismos elicitores de resistência – mecanismos associados; D) Agentes de controle biológico, mecanismos de ação, exemplos de sucesso; E) microrganismos xenobióticos; Efeito do ambiente na eficiência dos microrganismos; Legislação de microrganismos benéficos com utilização na agricultura; Avaliação de eficiência e processos de multiplicação de microrganismos em grande escala.


DISSERTAÇÃO I-IV (0 crédito)
Ementa: Destinada aos alunos de Mestrado do PPGPVS. São abordados aspectos relativos à elaboração e execução de projeto de pesquisa, revisão de literatura orientada para o tema da pesquisa, montagem e condução do experimento, coletada e tabulação de dados, análise dos resultados e discussão.


TESE I-VIII (0 crédito)
Ementa: Destinada aos alunos de Doutorado do PPGPVS. São abordados aspectos relativos à elaboração e execução de projeto de pesquisa, revisão de literatura orientada para o tema da pesquisa, montagem e condução do experimento, coletada e tabulação de dados, análise dos resultados e discussão.


PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS (CA-035, 4 créditos)
Ementa: Operações da engenharia dos alimentos. Água. Carboidratos nos alimentos. Alteração dos alimentos. Princípios e métodos gerais de conservação de alimentos. Propriedades reologicas e de textura e colorimétricas dos alimentos. Processo de desidratação de Alimentos.


PRODUÇÃO E MANEJO DE GRANDES CULTURAS I (CA-40, 4 créditos)
OBJETIVOS: Apresentação e discussão de temas relacionados à produção, manejo e conhecimento científico e, ainda, desenvolvimento e redação de trabalho científico a respeito das culturas do feijão, soja, sorgo e milho.


PRODUÇÃO E MANEJO DE GRANDES CULTURAS II (CA-055, 4 créditos)
OBJETIVOS: Apresentação e discussão de temas relacionados à produção, manejo e conhecimento científico e, ainda, desenvolvimento e redação de trabalho científico a respeito das culturas do Café, Algodão, Cana-de-açúcar e Mandioca.


SEMINÁRIO I (CA-043, 2 créditos)
Ementa: A disciplina Seminário I objetiva a apresentação de temas científicos voltados para a produção vegetal pelos discentes matriculados, além da participação de professores e profissionais de outras instituições de ensino e pesquisa. Os temas abordados serão discutidos entre o corpo docente e discente do programa com o intuito de popularizar o conhecimento científico.


SEMINÁRIO II (CA-047, 2 créditos)
Ementa: A disciplina Seminário II objetiva a apresentação de temas referentes aos assuntos de dissertação e tese dos estudantes do PPGPVS, com o intuído de contribuir para a discussão da pesquisa e difundir os resultados obtidos entre os estudantes e a comunidade regional.


TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DE SEMENTES (CA-025, 4 créditos)
Ementa: Geral: Abordar conceitos tecnológicos em sementes de espécies cultivadas. Específicos: Conscientização da importância do insumo “semente” no contexto da agricultura; Abordar conceitos relacionados à formação, maturação, germinação, dormência e deterioração de sementes; Propiciar ao mestrando o conhecimento dos princípios de análise de qualidade de sementes, a prática dos principais testes utilizados para avaliação de qualidade em pesquisa e controle de qualidade em empresas produtoras; Propiciar o entendimento das técnicas culturais e de processamento para obtenção de sementes de alta qualidade de grandes culturas e de olerícolas.


TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTATÍSTICA: USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS (CA-057, 4 créditos)
Ementa: Introdução ao sistema para análises estatísticas; Estatística básica, Regressão Linear; Regressão não-linear; Testes de comparações múltiplas; Análise de variância para dados balanceados; Análise de variância para dados não-balanceados; Pressuposições da análise de variância; Estatística experimental não paramétrica.

 

Voltar

Copyright © 2011. Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido (Mestrado)


Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions